quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Os segredos da pesca esportiva oceânica!



Neste vídeo do programa ‘Globo Mar’, mostra uma aventura em Canavieiras, no litoral Sul da Bahia. Considerada um santuário ecológico, com uma paisagem ainda primitiva e cercada por ilhas, é para lá que se dirigem, todos os anos, milhares de praticantes da chamada pesca esportiva oceânica. Atuns e marlins – os peixes mais nobres do Atlântico Sul, que podem pesar até 300 kg – são os objetivos dos pescadores.

Diferente das outras pescas, esta é praticada por esporte. Os atletas jogam a linha e ficam à espera, que não termina quando o peixe é fisgado, pois é preciso cansar o animal. Após capturados, eles são medidos, pesados e, depois, devolvidos ao mar. O programa mostra como funcionam esses tensos e agitados embates que exigem bastante esforço físico e podem durar até três horas, quando o pescador ou o peixe desiste do duelo.


O ‘Globo Mar’ visita ainda o chamado Royal Charlotte Bank, um banco de areia descoberto por navegadores ingleses ainda no século XVII. Com cerca de 100 quilômetros de extensão e uma profundidade que varia de 70 a três mil metros, ele é um ponto de grande biodiversidade, considerado um dos melhores lugares no mundo para a prática da pesca oceânica. Nesta edição, o telespectador confere ainda os detalhes do momento culminante desta aventura: a captura do Marlim Azul, que, em seguida, é devolvido ao mar para continuar sua viagem pelo oceano.

Um comentário:

  1. A pesca esportiva oceânica, muito boa, para aqueles que gostam de aventuras, muito legal a iniciativa!!!

    ResponderExcluir