segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Iscas Naturais e Cevas

Espaço destinado, aos diferentes tipos de iscas naturais e cevas que estão a disponibilidade do pescador.

Descrições sobre elas, como utilizar, indicações para cada tipo de peixe, além de receitas e dicas também são aqui postadas.

Tudo para o pescador que aprecia a técnica de pesca com iscas naturais.

Como fazer Ração na Pinga

Quem nunca passou por aquele sufoco, ao tentar iscar rações para peixe no anzol?

O pescador para contornar esta situação pega água do tanque deixa um tempinho a ração de molho, depois ao iscar percebe que esta ficou muito mole e se desfaz, nunca consegue deixar no ponto.

A solução para estes problemas é bem simples e barata.

Tenha em mãos, as rações para peixe do tamanho em que preferir e pinga, conhaque, vodka etc.

O procedimento é bem simples e rápido:


- Em uma bacia, coloque uma quantidade de ração.

- Venha com a bebida que você escolheu e coloque até encobrir as rações.

- Deixe a ração de molho de 10 ~ 20 segundos, cuidado para não deixar muito tempo para ela não ficar mole e se desfazer ao isca.

- Retire todas as rações e estenda sobre folhas de jornal, não deixe nenhuma ração por cima da outra, também em cima delas devem ser colocadas folhas de jornal para ajudar no processo.

- Depois de feito o processo acima devemos guardar as rações em um pote, aqui pode ser adicionado um pouco de farinha de trigo para envolver as rações ou mesmo alguma essência de preferência pessoal.

É interessante preparar as rações com pelo menos 1 dia de antecedência para elas ficarem mais consistentes porem macias.

Guelra utilizações e como iscar



 Um dos troféus mais desejados em Pesque e Pague são as famosas pirararas, pela briga que proporciona devido a sua força e fibra.

Uma das iscas mais famosas para a sua captura é a guelra, esta que pode ser retirada da cabeça ou ser usada iscando a cabeça do peixe.

Porem sua aplicação não fica restringida só a PP, pelo contrário pode ser utilizado com sucesso em rios seja na pesca de bagres. piaus etc.

As mais mais facilmente encontradas pelas peixarias são as de tilápia e são as que mais costumam surtir efeito.

Elas podem ser congeladas sem problemas para a sua conservação.

Uma das maiores dúvidas dos pescadores é como iscar a guelra ?

Não é complicado o processo é bem simples, porem o maior cuidado esta na hora de retirar esta da cabeça do peixe, que deve ser retirada com a ajuda de uma colher para sair inteira.

Quando retirada inteira, ela sai com as extremidades ligadas como mostrado na foto abaixo, as partes brancas nas extremidades é que não podem ser retiradas, pois o anzol será colocado e firmado nestas partes.

Tripa de Frango no Fubá

Entre os pescadores de espera, esta é uma das iscas que sempre é mencionada, na verdade é bem famosa, o único detalhe é que o pescador não pode ter nojo rsrsrsr.

Existe muitas formas de se preparar as tripas do frango, alguns gostam de enterrar para "azedar" por exemplo, porem o cheiro e aspecto da isca ao final não são dos mais agradáveis.

Para ser sincero muitos pescadores deixam de usar esta isca pelo cheiro, entretanto existe um jeito para que a isca seja bem produtiva e não fique com um cheiro insuportável.

Para conseguir as tripas é só procurar em frigoríficos, alguns vendem elas sujas, outros já limpas.

O processo de preparo é bem simples, de preferência procure por tripas sujas, na foto é mostrado algumas frescas, sem limpar.

Receita de Beijinho 

Esta isca é muito utilizada em vários PP, onde garante excelentes resultados, alem de tudo é muito simples de se preparar.
Tem muito efeito na pesca dos grandes redondo, sem contar que tem um ótimo atrativo mesmo no dia que os peixes estão bem manhosos na pesca com miçangas.

Normalmente ela é utilizada com boias torpedos, onde o tamanho do chicote vai depender da profundidade onde o peixe esta ativo.

Podemos comprar a massa pronta o preparar.

Para fazer precisaremos de:

- Leite Condensado

- Leite em Pó

- Massa para sorvete Yoki

- Coco ralado

O preparo é simples e rápido.

É uma boa dica fazer o beijinho no dia anterior e deixar ele na geladeira, assim ele fica mais firme para iscar e arremessar, também como qualquer isca gelada que utilizamos, é bom deixar em uma caixa térmica.

A massa de sorvete vale a pena adicionar assim ajuda o beijinho não ficar quebradiço, caso for reutilizado em outra pescaria.

Para seu preparo em uma vasilha colocamos o leite em pó, um pouco de massa para sorvete e o coco ralado, a partir disso vamos adicionando o leite condensado para fazer a massa, cuidado para não deixar ela mole, se isso acontecer coloque mais leite em pó.

Agora é só fazer as bolinhas do tamanho necessário, guardar na geladeira e no outro dia ir pescar.

Esta forma de preparo é a mais clássica, mas já temos a massa de beijinho pronta em lojas de doces, esta pode ser utilizada sem problemas e garantem os mesmo resultados. 

Milho 

O milho é muito apreciado na culinária, também é muito utilizado na pesca, bastante conhecido entre os pescadores pela sua eficiência sendo usado tanto como ceva ou como isca.

Existe uma gama enorme de cevas as quais tem como ingrediente o milho, seja ele verde, cozido,azedo, na forma de quirera etc.

Ele é utilizado para a pesca de diversos peixes, como tilápias,piaus,piaparas entre outros.

O seu preparo tem diversas formas, ficando a cabo de cada um escolher a melhor opção de acordo com a necessidade e eficácia do local de pesca, alguns preferem utilizar diretamente da espiga, ou seja o milho verde, outros preferem aqueles vendidos em latas de conserva, ou uma forma muito popular entre os pescadores a qual consiste em utilizar ele cozido e azedo.

Para fazer o milho azedo é bem simples, basta deixar a quantidade desejada em uma garrafa de água com a boca aberta, durante pelo menos uma semana, assim ele vai azedar, vale lembrar que ele também é usado azedo nas cevas. Este processo pode ser acelerado colocando um pouco de leite.

Sabemos que se existe uma coisa que pode potencializar nossas ações em uma pescaria é utilizar iscas, de acordo com a dieta local dos peixes.Com o milho não é diferente para ele proporcionar um bom rendimento é interessante cevar o local com milho ou misturas que contenham milho na sua composição, este é um grande segredo que pode fazer sua pescaria excelente.

Para iscar é bem simples, e a quantidade de milho a ser colocada no anzol, depende do tamanho do anzol, tipo do peixe etc.

Utilizando anzóis pequenos, basta iscar o milho de forma a esconder o máximo possível o anzol dentro da isca.

Em caso de anzóis maiores é conveniente utilizar mais milho, assim atravessamos o anzol pelo meio da isca, e vamos iscando de acordo com a necessidade.


Isca Natural - Camarão 



Se o lambari é uma isca universal na pesca de rios, o camarão é o "lambari" da pesca em águas salgadas.

Esta é uma isca que não costuma faltar nos apetrechos dos pescadores de água salgada, devido a sua grande eficácia alem da grande gama de peixes a qual é direcionada.

Na pesca de praia, são capturados pescada, betaras por exemplo, além da pesca dele atrás dos robalos, montagem com boia são bem utilizadas Brasil a fora.

Das iscas naturais de praia é uma das mais popular, porém a eficácia dos resultados depende também da qualidade do camarão, este deve ser de preferência fresco, camarões com conservantes químicos como o metabissulfito de sódio devem ser evitados.

Uma alternativa muito utilizada é o camarão desidratado em sal iscado em pedaços.

Dos mais usados temos o ferrinho, branco e o famoso Sete Barbas. Porém temos o período de defeso nesta época se encontra o camarão cinza.

Agora não podemos negar a eficácia do camarão na pesca de praia, mangues, costões e etc, porém o que muitos pescadores não sabem é que ele pode dar bons resultados na pesca de água doce.

Na água doce temos o famoso camarãozinho Pitú. Este por sua vez, pode ser usado na pesca de piaus e pacus como o caranguejo.

Até mesmo em PP, encontramos lugares nos quais existem boa aceitação dos peixes do lugar por estas iscas.

Uma coisa que devemos destacar é como conservar o camarão, existe formas simples de conserva los tudo vai depender se queremos estocar ou se vamos pescar com eles vivos.
Se vamos estocar,devemos ter alguns cuidados com os camarões:

Com o auxilio de uma tesoura cortamos a cabeça fora, se for possível é bom dar uma lavada em água do mar mesmo.

Feito isso podemos guardar em pequenas porções  em embalagens plásticas, alguns pescadores fazem compra de seladoras a vácuo, equipamento que permite embalar alimentos a vácuo.
Quando vamos transportar vivos, fazemos utilização do trans-iscas.

Estes são acessórios geralmente de plásticos munidos com oxigenadores a pilha, onde podemos manter por muito tempo vivo as iscas.

No caso do camarão é interessante colocar um pouco de areia para ficar no fundo para assim ajudar  eles ficarem no fundo, nadando menos e consequentemente sofrem menos stress


Para iscar, temos diversas técnicas, as quais depende dos peixes, situação de pesca enfim, podemos destacar algumas formas de iscar.

Uma das mais comum quando vamos iscar vivo é passar o anzol na cabeça dele, logo abaixo do "chifrinho", também podemos colocar o anzol na ultima seção do corpo dele perto ao rabo, para arremessar sem adição de peso.

Ele também pode ser cortado em filés/pedaços e ser iscado , e com a ajuda do elastricot, dar mais fixação a isca no anzol, evitando que venha a escapar no arremesso.

A forma como iscar dependerá da necessidade do pescador.



 

Salsicha

Esta isca é bem famosa na pesca de piaus e piavas em rios e se tornou mais conhecida ainda entre os pescadores que vão aos Pesque e pague.

Esta isca é uma verdadeira coringa,  muitas vezes é uma isca que nos da resultados surpreendente tanto em quantidade de peixes capturados como na variedade de espécies.

Muito utilizada na pesca de Superfície, montada apenas com o anzol direto na linha, em alguns casos com pedaços de EVA na linha para ajudar a flutuar.

Na superfície, rende boas capturas de redondos, matrinxãs,dourados,pintados etc, também pode ser usada no fundo com ação de todas as espécies citadas.
Agora vem duas questões que sempre atrapalha os pescadores, qual salsicha comprar e como iscar?

Qual salsicha devo comprar ?

Existe muitas marcas, muitos tipos etc, porem geralmente ela é utilizada para a pesca de superfície, portanto é interessante que a mesma consiga flutuar.

Um bom conselho é comprar salsichas de frango, elas tem uma flutuabilidade melhor, porem o equipamento deve só ter o anzol direto a linha, por isso um bom leader de linha 0,50~0,70 transparente é uma ótima pedida, se estiver pescando grandes redondos, se colocar leader de aço, chumbada etc, ela vai afundar sem dó e mesmo que não afunde só com o leader de aço este inibira as ações.

Também uma opção caso não encontre uma salsicha que flutue ,pode-se colocar pedaço de eva junto ao anzol, ou mesmo uma boia pequenina no leader para ajudar a salsicha ficar na superfície, embora um eva laranja seja mais adequado.

Como Iscar a salsicha ?

Muita gente sofre com isso, visto que é uma isca relativamente mole, ela sai facilmente do anzol no arremesso, para iscar devemos cortar a salsicha em 3 pedaços iguais( maneira mais comum) a não ser que precise de um pedaço maior ou menor, via de regra dividindo em 3 serve para a maioria das pescarias, sem contar que fica com uma média de peso bom para arremessar.

Na pesca em PP utilizando a salsicha devemos colocar o anzol completamente dentro da isca, e aqui vem o "pulo do gato" para evitar que a isca se solte no arremesso utilizamos macarrão tipo espaguete e atravessamos a salsicha, afim de travar o anzol e assim ela não escapará na hora do arremesso.

Entretanto para a pesca em rios, podemos cortar a isca em pedaços menores, afinal serão utilizadas com chumbo na linha e na pesca de peixes com boca pequena, lembre-se anzol pequeno com aço fino e isca pequena ajuda a aumentar as capturas de peixes manhosos e com bocas pequenas.

Evitem colocar isopor dentro da salsicha para ajudar a flutuar, travar a mesma com palitos de dente, visto que quando o peixe engole pode leva-lo a morte

Segue abaixo como iscar.





 

Pão de Queijo

Esta sem duvida é uma ótima isca para quem se aventura pelos PP.

Ela é bem versátil, pode tanto ser usada, no fundo com chumbada, ou na superfície, usando apenas o anzol, sem boia sem nada, ou mesmo com boia de arremesso caso for necessário.

Não o bastante esta isca tem bastante aceitação entre os peixes.
Sempre rende ótimos resultados com os redondos, matrinxãs também não faltam nesta isca, se os peixes estiverem bem ativos na superfície vale a pena tentar.

Também temos uma grande facilidade, em super mercados já vendem pré prontos, congeladas, bastando apenas levar no forno o pão de queijo.

E mais ainda, se os pães pré prontos não forem do tamanho adequado, normalmente temos o tamanho grande e o pequeno,  temos também à venda a massa para pão de queijo com a qual o pescador pode fazer as iscas do tamanho necessário.

Para iscar é muito fácil, basta trançar o pão no anzol e depois para dar mais segurança atravessar a isca com 2 pedacinhos de macarrão travando a isca e garantindo que não saia do anzol na hora do arremesso.
Para quem nunca utilizou fica a dica para experimentar esta excelente isca para Pesque e Pague, quem já usou sabe da eficiência, falo por experiência própria.

Abaixo formas de iscar o Pão de Queijo


 

Dicas para o preparo de massas

Algumas dicas sobre o preparo de massas, dicas que fazem a diferença nas ações.

É verdade que varios pescadores ainda preferem fazer suas próprias massas, porem muitas vezes não sabem que uma mesma massa, pode se tornar em "diferentes" massas.

Quero dizer que com uma mesma receita você pode criar derivados delas, sem grandes esforços.

-> Adicionar suco em pó, é um ótimo atrativo muitas vezes, pois fazendo uma receita base, teremos, com vários aromas e cores, o qual vem a ajudar muito em um dia que o peixe esta mais seletivo

-> Adicionar um pouco de carne batida no liquidificador, também ajuda, assim teremos uma massa para carnívoros.

-> Fazer bolotas da massa no tamanho em que for iscar, e levar ao fogo, em uma panela com água fervente, colocar e esperar até que flutuem, faz com que as bolotas de massa fique bem firme, e depois de retiradas, podem ser polvilhadas com farinha de trigo ou de fuba.

São pequenas dicas, que valem a pena colocar em pratica.

Iscas Naturais - Filé/ Posta de Peixe




Esta isca é uma das mais antigas e comumente utilizada, mesmo assim é uma isca que se destaca pela sua gama de aplicações e resultados proporcionados tanto em água doce quanto salgada.
Nas técnicas de pesca com iscas naturais esta é fundamental e não pode faltar na caixa de isca do pescador.

Por exemplo na água doce, tanto em rios quanto em lagos é utilizada para a pesca de traíras,pirararas, pintados etc.

O seu preparo é bem simples e básico, muitos pescadores costumam deixar o filé enterrado na terra para azedar.

Podemos preparar de duas forma simples o peixe, tirando o seu filé, ou a sua posta.

Para termos a posta, basta ir cortando o peixe em pedaços da largura desejada.

Quanto o filé, basta corta lo inteiro e depois corta los em tiras de acordo com a necessidade.

Agora quanto ao colocar a isca no anzol, também é simples.

Para a posta, basta transpassar o anzol por ela, já no filé devemos, passar o anzol por umas das pontas, e depois passar no meio do filé, assim a ponta restante, com a corrente d´agua terá um movimento atrativo ao peixe.

Vale lembrar que em alguns lugares é indiferente ao peixe aparecer a ponta do anzol, já em outras situações  pode afetar a taxa de ação, assim é mais interessante, esconder completamente o anzol dentro da do filé/posta.






Ceva para Pesca



A ceva é muito importante na pesca de alguns peixes, ela pode ser composta dos mais variados ingredientes, pode ser simplesmente ração Guabi, que é utilizada nas boias cevadeiras, pode ser só ração de coelho, ou algumas mais complexas, como mistura de farelos, sangue etc.

Embora muitas vezes fazemos uma ceva direcionada a um peixe, podemos ter certeza que outras espécies começarão a comer no local onde cevamos, e isso é muito bom pois as ações serão maiores e com uma grande diversidade de espécies.

Se possível é aconselhável sempre cevar o local onde se vai pescar, dependendo da espécie alvo, porem devo ser sincero que nem sempre temos tal oportunidade, seja por não ser nosso pesqueiro, rancho etc.Então só podemos contar com a ceva jogada na hora, mas já deixo o aviso quanto mais um local é cevado, sempre tendo ali um estoque de alimento, isso fara o local ótimo para a pesca.

A respeito de como cevar há 2 modos basicamente, um é utilizar cevadores(PVC, Sacos) e o outro jogar a ceva com a própria mão nos locais desejados, dependendo do caso é interessante um ou outro


A seguinte estratégia podemos utilizar quando temos a oportunidade de cevar dias antes o local de pesca.

Fazemos o seguinte, escolhemos a ceva, pegamos um saco grande, tipo aqueles sacos de 50kg que vem farinha de trigo.Ou comprar um saco de ceva, como o da foto.

Dentro dele colocamos algumas pedras, ou tijolos para facilitar o afundamento do saco com a ceva.

Enchemos com a ceva, amarramos bem a boca com arame, e em seguida a uma corda, a qual vai segurar a ceva do local, e alem de tudo permitir que retiremos o saco com os tijolos. Basta agora colocar a ceva na água

Entretanto se a ceva contem muito farelo e farinhas,a melhor forma de ir colocando a ceva é da seguinte maneira:

Coloca um pouco de ceva, joga água por cima, coloca mais um pouco de ceva outro pouco de água, isso ajuda a ceva ficar pesada e já afundar o saco na hora em que colocamos na água.

Também se vamos pescar no dia, podemos utilizar a ceva, jogando ela com a mão mesmo,ou com o auxilio de uma vasilha.

Jogamos a ceva em forma de pelotes, a onde estamos pescando isso ajuda bastante, afinal vai atrair os peixes para o loca.

Cervador de 30cm : Agora quando estamos pescando em barco na rodadinha de piaparas por exemplo, podemos utilizar cevadores de PVC o qual vai liberando a ceva pouco a pouco.

São uma excelente opção, estes cevadores podem ser comprados prontos, ou ser feito em casa.


Uma última dica é utilizar na ceva "ingredientes" que utilizamos como isca, por exemplo se pescamos com milho, adicione milho a ceva para acostumar o peixe a pegar esta isca.

Ou soja, seja o que for isso aumenta as ações visto que o peixe fica acondicionado aos ingredientes da ceva. ( Atenção em alguns lugares ou situações é proibido a utilização de ceva.


Receitas de Diferentes tipos de massas

Aqui temos  receitas de algumas massas, dicas etc, massas que podem ser usadas para os mais diversos tipos de peixe.

Como sempre dito, seja com iscas naturais ou artificiais, devemos saber qual é a preferência do peixe, caso contrario a pescaria pode se tornar um verdadeiro fiasco.

Por exemplo carpas, as massas delas normalmente são doces e esfarelentas.

Para redondos já podemos fazer uma massa mais consistente.

Podemos usar como aliados as massas, sucos de frutas, pates de carnes etc, tudo dependendo do lugar do peixe etc.

Em um lugar com vários pés de acerolas por exemplo, podemos fazer uma massa com suco de acerola, basta dar asas a imaginação.

Vamos as receitas.


Massa para pesca de Lambaris

Ingredientes:

É uma massa extremamente simples de se fazer, ela se resume a usar 1 parte e meia de farinha de tripo para 1 parte de fuba ( farinha de milho bem fininha)

Basta misturar os ingredientes e ir colocando água até dar liga.


Massa para pesca de Tilápias

Ingredientes:

1 kg de ração de peixe triturada no liquidificador
Farinha de mandioca ou Farinha de trigo.

Modo de preparar:

Misture os dois ingredientes, depois va adicionando água(pode ser do próprio lago), até que a mistura for dando liga, se caso a massa estiver muito mole adicione mais farinha.
Particularmente eu prefiro utilizar farinha de trigo


Massa para Tilapia

Ingredientes:

4 Bananas
6 Paçocas de Amendoim
50g. de Queijo Ralado
1 Batata Doce
2 Colheres de Mel
4 Colheres de Achocolatado em Pó
1 Ovo


Modo de Preparo :

Cozinhe a batata doce, e quando ela estiver bem mole, retire a casca, e amasse até obter um purê.
Amasse as bananas, depois misture todos os ingredientes até obter a consistência desejada, caso fique muito mole adicione um pouco de farinha de trigo.


Massa para Tilapia :

Ingredientes:

300g de Ração para peixe (guabi)
200g de Ração de Coelho
100g de Farinha de Trigo
2 Paçocas de Amendoim ( de preferencia aquelas tipo rolha)

Modo de Preparo:

Triture as rações em um liquidificador.
Misture todos os ingredientes e va adicionando agua aos poucos até obter a liga.


Massa para Carpas, Pacus e Tilápias

Ingredientes:

1 Kg de batata doce
8 paçoquinhas
500 gr de ração de peixe triturada
2 1⁄2 xícaras de açúcar cristal
Farinha de mandioca ou de trigo para dar liga.

Modo de preparar:

Cozinhe a batata até ela ficar mole, feito isso retire a casca, e amasse ela até obter um purê, coloque as paçoquinhas, a ração e o açucar.
Misture bem, caso a consistência não esteja boa adicione mais farinha.
Guardar na geladeira.

Obs: Caso esta massa for utilizada para pescar carpa, o ideial como ja foi dito é deixar ela mais "esfarelenta".


Massa para Carpas

Ingredientes:

1 Kg de batata doce;
8 paçoquinhas;
500 grs de farinha de peixe (encontrada em casas especializadas);
3 xícaras de açucar cristal
Farinha de mandioca.

Modo de Preparo:

Cozinhe a batata doce, retire a casca e a amasse para obter o purê.
Misture os outros ingredientes, lembre-se que a farinha de mandioca sera apenas para dar a liga desejada.


Massa para Curimbatás

Ingredientes:

1⁄2 Kg de ração de peixe triturada;
1 xícara de farinha de trigo;
1 pacote de queijo ralado.

Modo de Preparo:

Misture tudo, deixando no ponto mais mole, o suficiente para fazer bolinhas e não sair anzol no arremesso.


Massa para Curimbatás (massa conhecida como meleca)

Ingredientes:

Farinha de Trigo
Açucar cristal

Modo de Preparo:

Como podem ver não coloquei quantidade dos ingredientes, pois esta massa deve ser feita da seguinte foma.

Deve-se misturar a farinha de trigo com uma certa quantidade de açucar, para se ter uma ideia, em 300g de farinha de trigo 2 a 3 colheres de sopa de açucar esta de bom tamanho.
Feito isso vai adicionando agua até se formar uma massa que parece uma meleca, pegajosa etc.
O grande segredo aqui é vc fazer a massa em um copo e ir mexendo com um pedacinho de pau, e para usar a massa, com o auxilio do pauxinho que vc misturou, coloque a massa no anzol.


Massa para Pacu, Tambacu e Tambaqui

Ingredientes:

300 grs de ração de peixe;
50 grs de queijo ralado tipo parmesão;
Suco de maracujá;
300 grs de farinha de mandioca;
suco de saquinho (opcional).

Modo de preparar:

Misture todos os ingredientes, acrescentando a farinha de mandioca aos poucos para dar liga. O suco é para dar cor a massa.
Pode se usar no lugar do suco, gelatina corantes etc.
Podemos tbm usa o proprio suco da fruta, para dar cor e sabor a massa.


Massa para Pacu

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de farinha de milho
1 banana
1 colher de mel
1 colher de açúcar
1 paçoquinha

Modo de Preparo:

Cozinhe todos os ingredientes, começando pela banana, o mel e o açúcar. Em seguida acrescente os demais
ingredientes e vá adicionando água até chegar ao ponto de liga e se tornar possível fazer bolinhas.

Bem meus amigos aqui esta algumas massas, de muitas que existem e que podem ser criadas.

Espero que ajudem a todos.

Um comentário:

  1. Sim sim isso é muito importante pra a pesca em si e pra os amantes da Pesca!!

    ResponderExcluir