sexta-feira, 14 de março de 2014

Dicas para se ter sucesso com as iscas artificiais

             Os peixes predadores, assim como todos os predadores da natureza, se valem de uma situação desfavorável de sua presa para fazer sua captura. Assim o amante das iscas artificiais, que deseja ter sucesso, deve se aprimorar em conhecer os hábitos do peixe predador desejado, bem como da presa que o alimenta. Portanto as iscas ao serem trabalhadas devem imitar  um peixe ferido, comendo na superfície ou nadando desprecavidamente. A velocidade de trabalho deve ser compatível com a espécie pretendida, exemplo "rapidída" para anchovas, normal para o tucunaré e muito lenta para o robalo. Peixes como Tucunaré, Pintado, Aruanã, Black Bass, Apaiari, Traíra , Robalo, Badejo, Caranha e Garoupa (mar) são peixes de tocaia e se valem do fator surpresa, obtido em um esconderijo, para num golpe violento abocanharem os pequenos peixes e outros animais aquáticos. 
             No momento da batida do peixe, apenas levante a vara acima da sua cabeça e mantenha a linha esticada. Poucas espécies de peixes com boca óssea necessitam de uma fisgada para penetração dos anzóis ou garatéias, nos demais a fisgada servirá tão somente para bambear a linha, arrebentar com as finas cartilagens da boca e você perder o peixe. Outra dica é não trazer o peixe muito rápido para perto do barco. Canse-o longe com a fricção trabalhando ao máximo permitido e só quando pranchar traga para perto. Caso contrário o peixe chega com muito "gás" e vai conseguir escapar no momento de colocá-lo barco adentro. 





quarta-feira, 5 de março de 2014

Pesca de Barranco

A Pesca em barranco é a mais praticada em todo o mundo e também a mais simples, porem existem surpresas inesperadas que podem acontecer e para evitar maiores problemas (Ensolação, desidratação, acidentes durante o trajeto) durante a sua pescaria quanto depois, abaixo estão relacionados alguns equipamentos essenciais para uma pescaria tranqüila.
Fique atento quanto as condições do local o qual pretende se instalar para curtir a sua pescaria, solo úmido e pedras a beira de barrancos podem facilmente provocar acidentes se desprendendo pelo excesso do peso do corpo sobre a margem dos barrancos. Procure locais mais formes e que inspirem maior segurança.
As técnicas de pesca nessa modalidade estão restritas ao raio de alcance levando em consideração o acesso ao local, geralmente essa pescaria é feita com molinetes com anzóis e iscas naturais ou com linhadas pois na maioria dos casos, não há espaço suficiente para a prática de arremessos de iscas artificiais e trabalhos com carretilhas. Outro fator a ser considerado, é que diferente da pesca de praia, há casos em que podem haver corredeiras as margens dos rios, então é bom ficar atento quanto ao uso de chumbos para que a linha não venha a encostar na margem dificultando assim o resultado da sua pescaria.
Procure se atualizar sobre o local o qual pretende realizar sua pescaria, procure se atualizar quanto as as condições meteorológicas, verifique se o nível do rio está se alterando, memorize os locais de fácil vazão em casos de emergência, profundidade aproximada do rio, periculosidade das corredeiras”caso existam”, pontos de maior probabilidade de haver enrosco que assim sua pescaria irá fluir de maneira mais tranqüila e segura.
Check List para Pesca de  Barranco
  1. Primeiros socorros
  2. Comida
  3. Bebida
  4. Caixa térmica
  5. Gelo
  6. Caixa de pesca
  7. Varas
  8. Carretilhas e molinetes
  9. Documentos pessoais
  10. Documento do carro
  11. Licença de pesca
  12. Boné
  13. Óculos de sol (polarizado
  14. Protetor solar
  15. Repelente à inseto
  16. Capa de chuva
  17. Roupa reserva
  18. Toalha
  19. Iscas
  20. Lanterna
  21. Fósforo ou faisqueiro
  22. Papel higiênico
  23. Caixa de ferramentas
  24. Chave de roda
  25. Pneu estepe
  26. Macaco para erguer o carro
  27. Máquina fotográfica
  28. Faca
  29. Puçá
  30. Cadeira
  31. Samburá

Pesca Embarcada

Assim como a pesca em barranco, existem alguns cuidados a serem adotados durante a sua pescaria que devem ser levados em conta, por isso abaixo estão relacionados alguns equipamentos essenciais para uma pescaria tranqüila.
Na pesca embarcada, você deve antes de começar a sua pescaria, estabelecer um perímetro base para o trabalho com seu equipamento, esse detalhe deve ser levado em consideração principalmente em embarcações de pequeno porte (barco, canoas) pois esse tipo de embarcação é ocupada na maioria das vezes por 02 pescadores e o piloteiro e caso não seja respeitado o espaço de cada pescador, podem ocorrer acidentes com anzóis, iscas artificiais além do risco de queda da embarcação.
Fique atento quanto as marolas e trafego de outras embarcações, pequenos cuidado podem evitar graves acidentes. Enquanto a embarcação estiver em movimento, mantenha-se sentando em um ponto que não desestabilize a embarcação, enquanto estiver praticando sua pescaria, antes de qualquer arremesso, certifique-se de que as demais pessoas estão fora do alcance da ponta de sua vara, use óculos polarizado, em caso de haver enrosco, a isca pode se soltar com violência e vir em direção ao olho. Mantenha seu equipamento organizado facilitando o transito na embarcação, Siga as instruções passadas pelo responsável pela embarcação que sua pescaria será proveitosa.
Assim como nas demais modalidades, muitos fatores podem influenciar neste tipo de pesca, sendo que os principais são as marés, as condições meteorológicas, a piscosidade do local dentre outros fatores.
Check List para Pesca Embarcado
  1. Kit de primeiros socorros
  2. Comida
  3. Bebida
  4. Caixa térmica
  5. Gelo
  6. Caixa de pesca
  7. Varas
  8. Carretilhas e molinetes
  9. Documentos pessoais
  10. Documentos do carro
  11. Documentos do barco
  12. Licença de pesca
  13. Arrais amador
  14. Remo
  15. Salva vidas
  16. Boné
  17. Óculos de sol (polarizado)
  18. Protetor solar
  19. Repelente à insetos
  20. Gasolina
  21. Óleo 2t (se necessário)
  22. Capa de chuva
  23. Roupa reserva
  24. Toalha
  25. Extintor de incêndio
  26. Âncora
  27. 30m de corda
  28. Iscas
  29. Motor elétrico (se necessário)
  30. Bateria
  31. Lanterna
  32. Carta náutica da região (se houver)
  33. Bóia circular
  34. Fósforo ou faisqueira
  35. Papel higiênico
  36. Caixa de ferramentas
  37. Chave de rodas do carro e da carreta do barco
  38. Pneu estepe do carro e da carreta do barco
  39. Macaco para erguer o carro em caso de troca de pneu
  40. Máquina fotográfica
  41. Faca
  42. Puçá
  43. Chave do barco
  44. Hélice reserva
  45. Aerador para iscas vivas